Temporada de balanços e volatilidade
No decorrer do meses de janeiro, fevereiro e março as empresas da bolsa divulgam seus resultados do 4º trimestre de 2023, bem como o resultado consolidado anual. As casas de análises, os bancos de investimentos e as corretoras costumam fazer projeções quanto aos resultados que serão apresentados, ou seja, eles definem expectativas. Podemos afirmar que os preços das ações incluem tais expectativas. Porém, após a divulgação dos resultados, os preços das ações sofrem um ajuste pelo mercado de modo que essas expectativas estejam mais alinhadas com a realidade. Portanto, durante a temporada de balanços é natural observarmos um aumento na volatilidade dos papéis. Esse é o tema central da nossa discussão.
Temporada de balanços
No final de janeiro tivemos o início da temporada de balanços com o Santander (SANB3; SANB4; SANB11) e as Indústrias Romi (ROMI3). Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março diversas empresas da bolsa divulgam seus resultados do 4º trimestre de 2023 e também o resultado consolidado do ano. A temporada de balanços é um período muito importante para nós, investidores focados no recebimento de dividendos.
Embora os resultados divulgados sejam informativos quanto ao desempenho passado das empresas, ele também fornece pistas e indicações quanto às perspectivas futuras do negócio. Por exemplo, se uma empresa estava muito alavancada recentemente, então, dificilmente ela terá condições de pagar dividendos no futuro próximo.
Por outro lado, se a companhia apresentou uma boa performance em um período recente e possui um endividamento bem controlado, então, isso pode sinalizar que ela terá condições de distribuir dividendos atrativos em um futuro próximo.
Você já sabe quando as empresas da sua carteira divulgarão seus resultados? Confira o post Agenda de Resultados 4T23.
Volatilidade
A volatilidade é intrínseca ao mercado de ações. Portanto, é impossível evitá-la. No entanto, é possível lidarmos com a volatilidade de uma forma mais saudável. Esse é um ponto fundamental para os investidores. Inclusive, se for bem explorado, pode ser algo bastante positivo.
De fato, não é raro uma empresa apresentar resultados excelentes, mas que aos olhos do mercado ficaram abaixo das expectativas. Nesse tipo de situação, embora pareça um contrassenso, é possível até mesmo que as ações se desvalorizem no curto prazo. Nessas ocasiões, nós, investidores de longo prazo, podemos aproveitar a volatilidade e fazer bons aportes.
Portanto, vale a pena acompanharmos de perto a temporada de balanços e aproveitarmos a volatilidade do mercado. Além disso, diversas companhias costumam anunciar dividendos logo após a divulgação dos resultados trimestrais. Ou seja, a temporada de balanços também pode ser considerada como uma temporada de anúncios de proventos.
Você já sabe quais empresas distribuem dividendos em fevereiro? Acesse o post Agenda de Dividendos Fevereiro 2024.
Bons estudos e ótimos investimentos!