Setores cíclicos da economia

Tal como os períodos de expansão e retração na economia são cíclicos, alguns setores da economia também podem ser considerados cíclicos. Ou seja, as empresas que atuam nos setores cíclicos da economia oferecem bens e serviços cuja oferta e demanda são mais sensíveis aos ciclos econômicos. Portanto, os investidores focados na renda passiva precisam estar cientes que as empresas que atuam nesses ramos de negócios possuem uma maior volatilidade nos resultados e menor previsibilidade quanto à distribuição de dividendos, diferentemente das empresas que atuam nos setores perenes. Nesse sentido, discutiremos sobre três setores cíclicos da economia: varejo, construção civil e aviação.        

Varejo

O setor de varejo – alimentação, vestuário, medicamentos, cosméticos, linha branca, shopping center, dentre outros – é um dos setores da economia que são mais afetados pela alta dos juros, bem como pela inflação. As empresas que atuam no varejo, geralmente, demandam muito capital de giro e operam com uma margem de lucro pequena ou até mesmo dão prejuízo. Por isso elas pagam um dividendo inexpressivo ou até mesmo não pagam dividendos

Dentre as companhias varejistas listadas em bolsa, podemos citar algumas: Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3), Carrefour (CRFB3), Assaí (ASAI3), Pão de Açúcar (PCAR3), Grupo Mateus (GMAT3), Lojas Renner (LREN3),  C&A (CEAB3), Arezzo (ARZZ3), Petz (PETZ3), Raia Drogasil (RADL3), Pague Menos (PGMN3) e Natura (NTCO3). 

No varejo, a competição para oferecer preços cada vez mais baixos é muito acirrada.

Construção civil

O setor de construção civil é um dos setores cíclicos da economia pois ele é extremamente sensível à taxa de juros e à inflação. Por exemplo, quando a taxa Selic está situada em um patamar mais elevado, isso encarece o financiamento imobiliário, portanto, diminui a demanda por imóveis. Além disso, uma alta no custo dos materiais de construção certamente implicará no aumento das despesas por parte das construtoras, embora muito provavelmente elas consigam repassar uma parte desse custo para o comprador. 

Apesar da maioria das construtoras distribuírem dividendos com certa regularidade, os proventos distribuídos apresentam uma alta variabilidade. Ou seja, paga-se muito em durante o ciclo de alta dos negócios e pouco no ciclo de baixa. Algumas das construtoras listadas na bolsa de valores brasileiras são as seguintes: Cyrela (CYRE3), Eztec (EZTC3), MRV (MRV3), Trisul (TRIS3), Cury (CURY3), Plano & Plano (PLPL3), Lavvi (LAVV3), Gafisa (GFSA3) e Tenda (TEND3).   

Aviação 

Um terceiro setor que consideramos cíclico é o setor de aviação. Neste caso, temos apenas duas companhias aéreas com ações listadas na bolsa de valores brasileira: Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4). Conforme pode ser observado nos balanços dessas companhias, elas demandam muito capital de giro, são extremamente alavancadas e geralmente operam com prejuízo

Por exemplo, a alta da Selic implica em um aumento considerável nos encargos da dívida. Além disso, a alta do dólar ou a alta do petróleo implica no aumento das despesas com querosene de aviação. Ou seja, muitos elementos contribuem para o péssimo desempenho dos negócios e pouquíssimas variáveis poderiam trazer ventos favoráveis. A título de curiosidade, a última vez que a Gol distribuiu dividendos foi em 2011. Por outro lado, no caso da Azul, não há histórico de distribuição de proventos.     

Conclusão

As empresas dos setores cíclicos da economia apresentam uma maior volatilidade nos resultados e menor previsibilidade quanto à distribuição de dividendos. Portanto, em nosso ver, os investidores focados na renda passiva deveriam priorizar a compra de ações das empresas de setores perenes. De fato, pois as companhias que atuam em setores perenes apresentam oferta e demanda mais resilientes aos ciclos econômicos, resultados mais previsíveis e consistentes, bem como uma maior regularidade na distribuição e no volume de proventos.    

Referências

statusinvest.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + quatro =