Reinvestir os dividendos ou fazer caixa?
Uma dúvida comum entre os investidores que recebem dividendos é a seguinte: reinvestir os dividendos ou fazer caixa? Embora cada investidor tenha a sua estratégia, creio que faz total sentido avaliar cada uma das opções sempre que você receber dividendos. Não há uma resposta única e definitiva que possa ser aplicada em todos os casos e momentos do mercado. Fique conosco até o final e confira as nossas reflexões sobre o tema.
Boa leitura.
Fazer caixa
Nesta opção, basicamente, o investidor escolhe aumentar o seu caixa em vez de “colocar o dinheiro para trabalhar”. A ausência de boas oportunidades ou até mesmo a própria indecisão podem motivar o investidor a fazer caixa. Na dúvida, é melhor não fazer nada do que escolher investimentos ruins simplesmente por impulso ou recomendação de terceiros.
Embora o mercado financeiro funcione todos os dias úteis, isso não significa que devemos operar no mercado todos os dias úteis. Deixe isso a cargo dos traders. Na verdade, o nosso objetivo é o contrário. Ou seja, precisamos dedicar muito mais tempo estudando os fundamentos das empresas do que operando no mercado.
Reinvestir os dividendos
Neste caso, o investidor interpreta que o melhor a se fazer com os dividendos é reinvesti-los. Porém, isso não significa que precisamos adquirir mais ações da empresa que pagou dividendos. Essa é apenas uma das possibilidades. Cabe ao investidor avaliar qual é a melhor oportunidade do momento e verificar se ela faz sentido naquele momento.
Por exemplo, na minha estratégia de investimentos eu procuro adquirir cada vez mais ações das empresas que fazem parte do meu portfólio. Entretanto, no processo de análise e tomada de decisão, além do preço-teto e a margem de segurança, eu considero importante o calendário de pagamento de dividendos das empresas. O racional neste caso é encurtar o tempo entre os dividendos presentes e os dividendos futuros.
Bons investimentos.