Por que investir se o futuro é incerto?

O hábito de investir não é fácil de ser implementado. Embora muitas pessoas acreditem que é importante investir, poucas conseguem fazê-lo na prática. Ou seja, existe um longo percurso entre a teoria e a prática. Mas afinal, por que investir se o futuro é incerto? Certamente essa questão precisa estar bem resolvida para todos aqueles que se propõem a aplicar dinheiro no presente considerando as potenciais recompensas no futuro. Fique conosco até o final do texto pois apresentaremos duas justificativas para investir, apesar da incerteza que é inerente ao futuro.   

Boa leitura.

Desenvolvimento de bons hábitos

Um primeiro argumento a favor do hábito de investir com foco no longo prazo consiste no desenvolvimento de bons hábitos. Ora, se você escolhe moderar o consumo no presente para desfrutar de uma maior renda no futuro, então, é necessário que você tenha saúde e disposição para colher e usufruir dos benefícios dos seus investimentos. Portanto, não se trata apenas de colocar o dinheiro para trabalhar para você. É preciso que você também faça a sua parte para além do dinheiro.

Eu acredito que investir com foco na liberdade financeira e cuidar da saúde e bem-estar são objetivos que devem ser trilhados juntos. Embora seja totalmente incerto se estaremos vivos daqui a 10, 20 ou 30 anos, caso isso ocorra é muito melhor que estejamos com uma boa saúde do que o contrário. A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado. Logo, faz todo sentido pensar em como será a nossa qualidade de vida após os 50 ou 60 anos.     

Maior segurança financeira no futuro

Um segundo argumento favorável ao hábito de investir é que tal postura poderá propiciar uma maior segurança financeira no futuro. Eu estou com 34 anos e sou professor de matemática da educação básica. Nesse sentido, eu tenho total clareza que é muito pouco provável manter a mesma disposição, vitalidade, paciência e idealismo ao longo de 30 a 35 anos em sala de aula. O tempo é implacável.

Assim, seria bastante imprudente da minha parte acreditar que daqui 30 a 35 anos, por uma conspiração do universo, eu estarei realizando as mesmas atividades profissionais que eu realizo hoje em dia. Cheguei a esta conclusão na virada de 2019 para 2020, ou seja, um pouco antes dos meus 30 anos. Portanto, eu optei por assumir a responsabilidade pela minha segurança financeira no futuro a partir do momento que observei as limitações e riscos do trabalho assalariado e da previdência social. Eu não posso delegar para terceiros o meu futuro financeiro. Isso é minha responsabilidade.     

Bons investimentos.

Referências

agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/41984-em-2023-expectativa-de-vida-chega-aos-76-4-anos-e-supera-patamar-pre-pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 4 =