Por que investir em ações?

Se você investe na bolsa ou pretende ingressar no mercado, então, provavelmente já deve ter se perguntado sobre porque investir em ações. Na minha opinião, os benefícios do investimento em ações tornam-se mais evidentes no decorrer da trajetória e não logo de início. Portanto, no intuito de contribuir com os futuros investidores da bolsa, apresentaremos neste post algumas considerações sobre porque investir em ações.  

Boa leitura.   

1) Faça o dinheiro trabalhar por você 

Um primeiro ponto relevante sobre porque investir em ações é que você pode fazer o dinheiro trabalhar ao seu favor. Toda atividade de investimento visa o lucro. Portanto, a compra de ações não é diferente. Nesse sentido, existem duas maneiras básicas pelas quais podemos ganhar dinheiro com ações: i) através da venda de uma ação por um preço superior ao da compra; ii) por meio da renda passiva obtida com dividendos e juros sobre capital próprio (JCP)

2) Seja sócio de grandes empresas

Que tal ser sócio de grandes empresas gastando pouco dinheiro? Isso é totalmente possível através do investimento em ações. A lógica é a seguinte: comprou uma ação, virou sócio. Você pode ser acionista da Vale (VALE3), Petrobras (PETR3; PETR4), Itaú (ITUB3; ITUB4), Ambev (ABEV3), Weg (WEGE3), dentre outras grandes companhias que estão na linha de frente da economia brasileira por menos de 60 reais. A bolsa é extremamente democrática e acessível.  

A Vale (VALE3) é uma das principais mineradoras do mundo e possui ações na bolsa brasileira.

3) Desenvolva habilidades além da sua área de formação

Um terceiro ponto relevante sobre porque investir em ações está relacionado ao desenvolvimento de habilidades para além da nossa área de formação. Apesar da minha formação como professor de matemática, posso afirmar sem sombra de dúvida que uma parte considerável das análises que eu desenvolvo está muito mais relacionada às ciências humanas do que às ciências exatas. Portanto, se você gosta de estudar e aprender coisas novas, então, investir em ações pode estimular e desenvolver ainda mais o seu raciocínio lógico e conhecimento de mundo

4) Reduza a dependência do trabalho assalariado

O último aspecto sobre porque investir em ações se refere à nossa liberdade financeira. Ou seja, você pode reduzir gradualmente a dependência do trabalho assalariado conforme a renda passiva com ações for aumentando. Se você for demitido e a empresa contratar outro funcionário, ela continuará gerando renda normalmente. Porém, se você for demitido e a sua única fonte de renda for proveniente do trabalho assalariado, então, os seus rendimentos rapidamente poderão chegar a zero. Caso você esteja nessa situação, procure diversificar as suas fontes de renda.

Conclusão

O investimento em ações se justifica pois através dele podemos: i) fazer o dinheiro trabalhar ao nosso favor; ii) ser sócios de grandes empresas; iii) desenvolver habilidades para além da nossa área de formação; iv) reduzir a dependência do trabalho assalariado. 

Se você pretende ingressar no mercado de ações, conte conosco na sua jornada de investimentos. Confira os textos do blog e fique por dentro dos nossos insights sobre economia e o mercado financeiro.   

Bons investimentos.

Referências

blog.genialinvestimentos.com.br/como-comecar-a-investir-em-acoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 2 =