Por dentro da bolsa: Sanepar (SAPR11)
O setor de saneamento é um dos setores perenes da economia. As companhias de saneamento básico distribuem água tratada, bem como coletam e efetuam o tratamento de esgoto. No geral, as empresas do setor são estatais e possuem contratos de exclusividade nos municípios onde atuam. Nesse sentido, apresentaremos um breve resumo sobre a Sanepar (SAPR11), bem como os resultados da companhia no 3º trimestre de 2023 (3T23).
Negócios principais
A Sanepar (SAPR11) atua na distribuição de água tratada, bem como na coleta e tratamento de esgoto em diversos municípios do estado do Paraná. Conforme divulgado na apresentação dos resultados do 3º trimestre (3T23), o índice de atendimento na oferta de água tratada está em 100% e o índice de coleta de esgoto está em 80,2%.
Ou seja, a oferta de água tratada está universalizada. Entretanto, a coleta de esgoto ainda precisa avançar rumo à universalização, o que representa uma margem interessante para investimentos e expansão das receitas da companhia.
No final de setembro de 2023, as barragens da Sanepar (Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II) estavam com um volume médio disponível de 99%. Em virtude da alternância dos períodos de chuva e seca, as empresas de saneamento básico precisam ser extremamente disciplinadas na gestão do seu insumo básico, no caso a água.
Em relação aos contratos de concessão da Sanepar, cabe pontuar que a maioria deles possuem longa duração. Por exemplo, os períodos remanescentes de concessão com os municípios de Curitiba e Maringá são, respectivamente, 25 e 23 anos.
Além disso, as receitas da companhia apresentam uma diversificação geográfica bastante interessante dado que ela atua em diversos municípios paranaenses. Curitiba contribui com aproximadamente 20% da receita da Sanepar, porém, cada um dos demais municípios representa menos de 10% da receita.
A relevância de Curitiba se justifica pois trata-se do município mais populoso do Paraná. A cidade possui mais que o dobro de habitantes se comparado ao segundo município mais populoso do estado, no caso Londrina.
Composição acionária
A Sanepar (SAPR11) possui um total de 1.511.205.519 ações, sendo que 20,03% pertencem ao estado do Paraná. Os acionistas estrangeiros detém 23,64% das ações. Já os brasileiros, excluindo-se o estado do Paraná e os municípios, possuem 55,96% das ações. Além disso, 0,37% das ações da companhia pertencem a municípios. Porém, 60,08% do capital votante pertence ao estado do Paraná, ou seja, ele é o controlador da Sanepar.
Resultados do 3º trimestre de 2023
No dia 8 de novembro, a Sanepar divulgou os resultados do 3º trimestre de 2023. O lucro líquido no 3º trimestre de 2023 foi de 397 milhões de reais, o que corresponde a uma alta de 44,35% em relação ao 3º trimestre de 2022 e uma queda de 6% sobre o resultado do 2º trimestre de 2023.
Por outro lado, o lucro líquido acumulado nos 9 primeiros meses de 2023 foi de 1,139 bilhão de reais, representando uma alta de 24,8% sobre o lucro líquido acumulado nos 9 primeiros meses de 2022. Além disso, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) anualizado dos 9 primeiros meses de 2023 atingiu o patamar de 16,3%, representando uma alta 16,4% em relação aos 9 primeiros meses de 2022.
Dividendos e recompra de ações
Em 2023, a Sanepar já distribuiu R$ 432.623.158,18 em juros sobre capital próprio (JCP). A companhia geralmente remunera os acionistas através do pagamento de JCP. Além disso, ela distribui proventos de forma ininterrupta ano após ano desde 2013, o que demonstra um compromisso firme da empresa em remunerar seus acionistas.
De acordo com o estatuto da Sanepar, as datas de corte (data COM) para pagamento de proventos, via de regra, são duas: o último pregão de junho e o último pregão de dezembro. Já a data de pagamento dos proventos (data PGTO) fica estabelecida para até 60 dias após a assembleia geral ordinária do ano seguinte, que costuma ocorrer no mês de abril. Portanto, a companhia distribui proventos uma vez por ano, geralmente no final de junho. Desde 2013, o payout da Sanepar tem variado entre 30% e 50%.
No momento, a companhia não possui programa de recompra de ações em aberto.