Por dentro da bolsa: Banco do Brasil (BBAS3)
O setor bancário é um dos setores perenes da economia. Os bancos basicamente captam e emprestam dinheiro, além de executar outros serviços de intermediação financeira. Portanto, dada a relevância do setor para a economia, apresentaremos um breve resumo sobre o Banco do Brasil (BBAS3), bem como os resultados do 3º trimestre (3T23).
Negócios principais
O negócio principal dos bancos de varejo consiste em captar e emprestar dinheiro, no entanto, eles diferem quanto à carteira de crédito, ou seja, o grau de exposição da carteira em relação a cada perfil de cliente. Por exemplo, o crédito para pessoa física possui características diferentes do crédito concedido para pessoa jurídica, que por sua vez, difere do crédito agrícola, e assim por diante. Portanto, as oscilações dos ciclos econômicos têm impactos diferentes em cada um dos bancos.
No caso do BB, a sua carteira de crédito ampliada atingiu o patamar de 1,07 trilhão de reais em setembro de 2023 (+ 10% a.a.). Além disso, a carteira de crédito do banco possui um caráter mais defensivo: pessoa jurídica (35%), agronegócio (32%), pessoa física (28%) e externa (5%).
Nos períodos de juros elevados, a tendência é observarmos um aumento na inadimplência principalmente no crédito voltado para pessoas físicas, dado que as famílias tendem a direcionar seus recursos para os gastos básicos e provavelmente irão postergar o pagamento de dívidas. Por outro lado, o crédito para pessoas jurídicas e para o agronegócio são mais resilientes e apresentam níveis de inadimplência menores.
Nesse sentido, cabe destacar que o índice de inadimplência para operações vencidas acima de 90 dias da carteira de crédito do Banco do Brasil fechou o mês de setembro no patamar de 2,81%. A título de comparação, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) atingiu o patamar de 3,50% para este mesmo índice. De fato, a carteira de crédito do banco tem se mostrado mais defensiva do que o sistema financeiro como um todo.
Composição acionária
O Banco do Brasil (BBAS3) possui um total de 2.865.417.020 ações, sendo que 50% pertencem à União Federal. Além disso, os investidores estrangeiros detém 26,2% das ações e os investidores brasileiros (excluindo-se a União) possuem 23,4% das ações. Dado que 0,4% das ações estão na tesouraria do banco, então, o seu free float (percentual de ações em livre circulação no mercado) é igual a 49,6%. Portanto, os investidores estrangeiros possuem mais de um quarto das ações do banco.
Resultados do 3º trimestre de 2023
No dia 8 de novembro, o BB divulgou os resultados do 3º trimestre de 2023. O lucro líquido no 3º trimestre de 2023 foi de 8,4 bilhões de reais, o que corresponde a uma alta de 3,12% em relação ao 3º trimestre de 2022 e de 0,5% sobre o resultado do 2º trimestre de 2023. Já o lucro líquido acumulado nos 9 primeiros meses de 2023 foi de 25 bilhões, representando uma alta de 11% sobre o lucro líquido acumulado nos 9 primeiros meses de 2022. Além disso, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) atingiu o patamar de 21,3%. Ou seja, para cada 100 reais de patrimônio líquido, o banco conseguiu gerar 21,3 reais de lucro líquido.
O Banco do Brasil encerrou o terceiro trimestre com um índice de eficiência (despesas administrativas sobre receitas operacionais) igual a 28%. Ou seja, para cada 100 reais de receitas operacionais, foram gastos 28 reais em despesas administrativas. A título de comparação, o BB fechou o terceiro trimestre de 2022 com um índice de eficiência igual a 31,6%. Dado que, quanto menor o índice, mais eficiente é a gestão de despesas e receitas do banco, então, hoje o Banco do Brasil é mais eficiente do que a um ano atrás.
Dividendos e recompra de ações
Em 2023, o BB já distribuiu R$3,00 líquido por ação a título de dividendos, juros sobre capital próprio (JCP) e rendimentos. De acordo com o site Status Invest, desde 2007 a empresa tem distribuído dividendos de forma ininterrupta ano após ano.
O Banco do Brasil costuma distribuir proventos 8 vezes por ano e possui um compromisso firme de remuneração aos acionistas. Atualmente, o seu payout (percentual do lucro que é distribuído para os acionistas) está em 40%.
No dia 8 de novembro, o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou dividendos e JCP no montante de 2,25 bilhões de reais. O valor líquido por ação será aproximadamente R$ 0,68. A data com direito aos proventos (data COM) é 21/11/23 e a data de pagamento é 30/11/23. No momento, o BB não possui programa de recompra de ações em aberto.