Os benefícios do hábito de investir

Os benefícios do hábito de investir são diversos e se tornam mais evidentes ao longo do tempo. Organização e estratégia, conhecimento de mundo, mentalidade de longo prazo, melhoria na qualidade de vida e proteção contra imprevistos são apenas alguns destes benefícios. No mundo capitalista e extremamente competitivo em que vivemos, a nossa saúde financeira é tão importante quanto a nossa saúde física e mental. Se você já iniciou sua jornada de investimentos ou pretende iniciá-la em breve, fique conosco até o final deste post e confira alguns dos benefícios do hábito de investir.   

Boa leitura.

1) Organização e estratégia

Não consigo enxergar boas decisões de investimentos sem que exista organização e estratégia. Caso contrário, trata-se de uma aventura. Por exemplo, se uma empresa deseja expandir os seus negócios, ela certamente realizará estudos preliminares para verificar a viabilidade do projeto e em caso positivo, organizará os seus recursos humanos e financeiros para implementá-lo de forma estratégica. Em nosso ponto de vista, o que vale para uma empresa também se aplica para as pessoas físicas. Portanto, quando decidimos investir de forma autônoma e estruturada, certamente precisamos desenvolver as habilidades de organização e estratégia.  

2) Conhecimento de mundo

Embora o lucro seja o objetivo principal de toda atividade de investimento, creio que o conhecimento adquirido ao longo do percurso é tão importante quanto. Investir não se resume a ler e interpretar indicadores, tabelas e gráficos. Quanto mais conhecermos sobre política, economia e a sociedade de forma geral, mais subsídios teremos para desenvolver boas análises e tomar decisões inteligentes de um ponto de vista financeiro. Posso afirmar sem sombra de dúvidas que o meu conhecimento de mundo evoluiu muito desde o meu ingresso no mundo dos investimentos. Assim, se você almeja desenvolver cada vez mais o seu conhecimento de mundo, saiba que este é um dos benefícios do hábito de investir.   

O conhecimento é o investimento mais valioso que existe.

3) Mentalidade de longo prazo

A expectativa de vida da população brasileira está aumentando. Porém, não se pode afirmar que estamos desfrutando de uma melhor qualidade de vida na melhor idade. Certamente, os idosos que recebem aposentadoria equivalente a 1 (um) salário mínimo são prova disso. Gastos com remédio e plano de saúde já superam com folga o benefício recebido. O jovem de hoje é o adulto de amanhã e o adulto de hoje é o idoso de amanhã. Simples assim. Quando decidimos investir com a mentalidade de longo prazo estamos considerando a imprevisibilidade do futuro. Ou seja, embora eu não saiba como estará a minha vida daqui a 10, 20 ou 30 anos, certamente estarei em melhores condições na medida em que a minha situação financeira esteja mais consolidada. Pensar no longo prazo é inerente ao hábito de investir.           

4) Melhoria na qualidade de vida 

Ter uma boa noite de sono e viajar periodicamente certamente fazem bem pra todo mundo. Acredito que investir contribui para ambos. Mas não apenas isso. A vida é muito dinâmica e não é raro vivenciarmos altos e baixos na nossa vida pessoal e profissional. No longo prazo, a nossa expectativa é melhorarmos de vida. Educação de qualidade, moradia digna e redução da dependência do trabalho assalariado são ambições legítimas de todos nós. Porém, todas elas dependem de um ingrediente fundamental: o capital. Nesse sentido, a receita do sucesso financeiro no longo prazo é amplamente conhecida, embora na teoria seja muito mais simples do que na prática: “é preciso gastar menos do que se ganha e investir a diferença”. No entanto, é preciso ver para crer. Quanto maior o seu envolvimento com os investimentos, maior será o potencial de melhoria da sua qualidade de vida. Cada vez mais estou convicto disso.          

Se você tem dificuldades para guardar dinheiro, confira algumas dicas no texto: borainvestir.b3.com.br/objetivos-financeiros/organizar-as-contas/5-habitos-que-vao-te-fazer-guardar-dinheiro-para-investir/

Bons investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =