Onde investir o décimo terceiro?
O fim de novembro se aproxima e junto com ele temos o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Trabalhadores com carteira assinada e aposentados pelo INSS têm direito ao recebimento do 13° salário. Embora seja um dinheiro muito bem-vindo nessa época do ano, boa parte dos recursos retornarão para economia através do consumo. Assim, os rendimentos depositados na conta do trabalhador e do aposentado provavelmente ficarão por lá durante muito pouco tempo. Porém, existem outras finalidades para o décimo terceiro. Por exemplo, você já pensou em colocá-lo para trabalhar e no ano seguinte obter um 14° salário? Se você não sabe onde investir o décimo terceiro, confira duas opções de investimento para fazer o dinheiro se tornar o seu funcionário.
Boa leitura.
Tesouro Selic
O Tesouro Selic é uma primeira opção que eu considero prática e conservadora para todos aqueles que ainda não sabem onde investir o décimo terceiro. Em linhas gerais, trata-se de uma aplicação em renda fixa na qual o investidor empresta dinheiro para o governo em troca de juros equivalentes à taxa Selic. Esse tipo de título pode ser adquirido através do Tesouro Direto por meio da abertura de conta em uma corretora de valores.
Neste momento (novembro de 2024), a Selic está em 11,25% ao ano e segue em viés de alta. Por outro lado, a inflação oficial (IPCA) acumulada dos últimos 12 meses está ligeiramente acima dos 4,75% e também segue com uma perspectiva altista. De todo modo, notamos que a Selic equivale a aproximadamente 2,4 vezes o IPCA, o que tende a gerar um ganho real um pouco acima de 6% ao ano com um risco praticamente mínimo.
Ações pagadoras de dividendos
O investimento em ações pagadoras de dividendos é uma segunda opção caso você esteja em dúvida sobre onde investir o décimo terceiro. Nesse tipo de aplicação pretendemos aliar o útil ao agradável: a renda passiva dos dividendos e o crescimento do patrimônio através de uma eventual valorização das ações. Porém, por se tratar de uma aplicação em renda variável, os rendimentos são incertos.
Embora as ações apresentem um maior nível de incerteza se comparado aos investimentos mais populares de renda fixa (poupança, CDB e LCI), acreditamos que isso não deve intimidá-lo se você está focado no longo prazo. Ser acionista de grandes empresas e ter direito a uma parcela da riqueza que elas geram compensa o risco. O lucro das maiores empresas da bolsa é algo surreal, mas desfrutar de uma fatia desse bolo é mais surreal ainda. Você é um sócio anônimo. Sem stress e sem dor de cabeça. Isso é maravilhoso.
Bons investimentos.