O que fazer com uma ação que se valorizou?

No mês de novembro o Ibovespa apresentou uma alta de aproximadamente 12,5%. Além disso, diversas ações acompanharam o movimento de alta do índice. Nesse sentido, é provável que muitos investidores estejam vivenciando o seguinte dilema: o que fazer com uma ação que se valorizou? O nosso objetivo é refletir sobre este dilema.   

1ª opção: Manter

No mercado acionário não é fácil encontrar excelentes ativos, principalmente se você possui uma estratégia focada no recebimento de dividendos. Embora diversas empresas tenham ações negociadas na bolsa, pouquíssimas reúnem condições de enfrentar os solavancos dos ciclos econômicos e ainda assim manter o seu compromisso de remunerar dignamente os acionistas. 

Se você possui uma ótima ação pagadora de dividendos que se valorizou e decide mantê-la, então, você poderá não apenas obter uma valorização maior, mas também vislumbrar dividendos futuros. Tudo dependerá da sua estratégia. A valorização por si só pode não ser um motivo forte o suficiente para justificar a venda de uma ação.    

A decisão de manter ou vender uma ação certamente não é trivial.

2ª opção: Vender

Para os investidores focados no recebimento de dividendos, a venda de um ótimo ativo é uma das decisões mais difíceis a serem tomadas pois muito provavelmente, ela será justificada com base em fatores externos, tais como, necessidade de liquidez ou realocação de capital. 

Apesar do ganho de capital ser a maneira mais popular de se ganhar dinheiro com as ações, cabe destacar que nesta estratégia o investidor deixará de obter um fluxo de renda passiva através dos dividendos e juros sobre capital próprio. Além disso, a depender do montante da venda, é possível que o investidor precise pagar imposto de renda. 

Conclusão

Cada investidor possui uma estratégia. Portanto, a decisão de manter ou vender uma ação dependerá dessa estratégia. O que faz sentido para um, pode não fazer sentido para outro. Muitos preferem manter as ações projetando uma maior valorização do ativo e os seus dividendos futuros. Por outro lado, tem aqueles que preferem realizar o lucro e colocar o dinheiro no bolso. 

Além disso, enxergamos também que o lucro parcial como uma possibilidade interessante. Nesse caso, o investidor mantém uma parte das ações e vende uma outra parte, por exemplo, de modo a reaver no mínimo o capital investido. Em nosso ver, essa estratégia representa um meio termo entre manter e vender, buscando conciliar os benefícios das duas opções.

Ainda tem dúvidas sobre o que fazer com uma ação que se valorizou? Entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo(a).

Bons investimentos!

Referências

b3.com.br/pt_br/institucional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 10 =