O impacto do fluxo de investidores no desempenho das ações

As oscilações de curto prazo das ações podem estar desconectadas dos fundamentos de uma companhia. Portanto, é fundamental distinguirmos o que é ruído e o que é informação. De fato, o fluxo de investidores dita os rumos de uma ação no curto prazo. Se eles estão otimistas, existem mais compradores do que vendedores. Porém, se eles estão pessimistas, existem mais vendedores do que compradores. Se você investe com foco no longo prazo, confira a nossa análise sobre o impacto do fluxo de investidores no desempenho das ações. Utilizaremos como exemplo as ações da mineradora Vale (VALE3).

Boa leitura.

Desempenho das ações VALE3 em 2024

Em 2024, as ações da mineradora Vale (VALE3) acumulam uma desvalorização de aproximadamente 12,40%. Com efeito, segundo economistas e analistas de mercado, até o final de setembro não existia uma perspectiva favorável para o minério de ferro, sobretudo devido ao enfraquecimento do setor imobiliário chinês e um maior estoque da commodity nos portos asiáticos. 

Dado que a maior fonte de receita da Vale (VALE3) é proveniente das vendas do minério de ferro, então, em termos de cenário macroeconômico, acreditamos que a baixa nas ações encontra justificativa. Porém, no que se refere ao contexto microeconômico, pode-se dizer que no decorrer deste ano nada mudou nos fundamentos da companhia: excelente geração de caixa e lucratividade, baixa alavancagem e ótima distribuição de dividendos.

Gráfico anual da ação VALE3. Fonte: B3.

Notícias fazem preço

No entanto, o cenário macroeconômico mudou desde a última semana de setembro, pois o governo chinês anunciou um pacote de estímulos ao setor imobiliário e isso animou os investidores. Como consequência, as ações das mineradoras e siderúrgicas tiveram uma alta expressiva nas últimas duas semanas pegando carona na própria alta do minério de ferro.  

Gráfico do minério de ferro. Fonte: Trading Economics.

Quando o mercado financeiro acredita que os resultados futuros de uma empresa podem melhorar, ele costuma incorporar essa provável melhora no presente. Assim, o impacto do fluxo de investidores no desempenho das ações é altista, ou seja, o preço do papel é literalmente puxado para cima. No jargão do mercado, costuma-se dizer que entrou fluxo comprador na ação. 

Gráfico diário da VALE3. Fonte: B3.

Considerações finais

De forma geral, o mercado costuma exagerar no curto prazo e retomar a razão no médio prazo. Assim, as mudanças bruscas na precificação dos papeis estão muito mais associadas aos sentimentos dos investidores do que baseadas em raciocínio lógico e cálculos sofisticados. Não podemos nos esquecer que a especulação é um dos ingredientes principais da variação de preços dos ativos: é possível ganhar dinheiro tanto na alta quanto na baixa das ações. Portanto, o impacto do fluxo de investidores sobre o desempenho das ações é algo que deve ser considerado por todos aqueles que possuem uma estratégia de investimentos focada no longo prazo, sobretudo para não se deixar levar pelo efeito manada. De fato, um dos principais erros do investidor é comprar motivado pela alta e vender motivado pela baixa.

Bons investimentos.

Referências

b3.com.br/pt_br/institucional

pt.tradingeconomics.com/commodity/iron-ore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − dez =