O dinamismo do mercado de ações

O preço de uma ação está em função de várias variáveis. Ou seja, ele não depende apenas de um fator, mas sim da combinação de diversos fatores e os seus respectivos pesos. Portanto, as movimentações no preço de uma ação não dependem somente das perspectivas futuras sobre um determinado negócio. É muito mais do que isso. Por exemplo, as taxas de juros, inflação e desemprego, bem como o ambiente político e fiscal também são alguns dos elementos que fazem preço. Se você pretende ingressar na bolsa ou se já faz parte do mercado, confira as nossas reflexões sobre o dinamismo do mercado de ações.        

Boa leitura.

Dados macroeconômicos

Os dados macroeconômicos constituem um primeiro conjunto de informações que contribuem para o dinamismo do mercado de ações. Por exemplo, a taxa de juros, a inflação e o nível de desemprego constituem alguns desses dados. Com efeito, as empresas produzem bens e serviços que são consumidos pela sociedade. Logo, possíveis aumentos ou reduções na oferta de crédito ou nos preços pagos pelos produtores e consumidores ou na renda disponível pelos trabalhadores interferem decisivamente nos custos e nas receitas futuras de uma companhia.     

Dados microeconômicos

Um segundo conjunto de dados relevantes para o dinamismo do mercado acionário são os dados microeconômicos. Aqui nos referimos ao contexto específico de uma determinada empresa e o setor no qual ela atua. Por exemplo, como a alta na taxa de juros impacta os negócios da empresa e o setor que ela atua? Ela está muito alavancada se comparada aos seus pares? Ela possui caixa suficiente para cumprir com as suas obrigações de curto prazo e ainda assim investir e distribuir dividendos? 

Os dados macroeconômicos e microeconômicos costumam fazer preço.

No geral, o mercado tende a se antecipar em relação aos dados microeconômicos. Assim, o preço de uma ação procura embutir as projeções do mercado. As movimentações nos preços das ações após a divulgação dos resultados trimestrais exemplificam bem esta característica. Não é raro observarmos uma ação subir após a empresa ter divulgado um péssimo resultado e o contrário também vale, ou seja,  observarmos uma ação cair após a empresa ter apresentado um ótimo resultado. Trata-se apenas de um ajuste entre o que era esperado e o que foi observado. 

Contexto político e fiscal

O contexto político e fiscal é parte fundamental do dinamismo do mercado de ações. De fato, pois o mercado financeiro costuma reagir de maneira rápida às narrativas, principalmente aquelas que são proferidas pelos governantes. Em suma, os investidores preferem investir em um ambiente mais previsível do que em um ambiente mais incerto. Portanto, quando a percepção de risco aumenta devido a turbulências políticas e um cenário fiscal desfavorável, observamos uma depreciação nos preços dos ativos de modo a embutir um maior prêmio de risco. 

No entanto, o contrário também é válido. Ou seja, quando observamos uma maior estabilidade política e a implementação de medidas estruturais para garantir o equilíbrio das contas públicas, então, os investidores se sentem menos inseguros para investir no país e os ativos tendem a se valorizar. Não podemos nos esquecer que em última instância, o movimento de alta de uma ação é decorrente de uma maior força compradora do que vendedora.            

Bons investimentos.

Referências

bcb.gov.br

ibge.gov.br/indicadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 8 =