Lucro isento em ações

O lucro isento em ações é o lucro no qual não incide imposto de renda. Cada ativo financeiro possui suas próprias características. Portanto, é de suma importância conhecermos a legislação tributária aplicável as classes de ativos que investimos. Fique conosco até o final deste post e saiba mais sobre o lucro isento em ações.     

Boa leitura.     

Lucro isento em ações

As ações possuem uma grande vantagem tributária em relação às outras classes de ativos de renda variável e renda fixa: a possibilidade do lucro isento. 

O lucro isento em ações é aplicável às operações do tipo swing trade (compra e venda de um ativo em dias diferentes) e que não ultrapassam o montante de 20 mil reais em vendas no mês.

Este benefício potencializa o retorno total do investimento em ações (rentabilidade + dividendos), pois se você não precisa pagar IR, então, o seu retorno total é maior. Portanto, não podemos negligenciar o efeito do pagamento de tributos sobre a rentabilidade das nossas aplicações.

Se você investe em diferentes classes de ativos, verifique a legislação tributável que se aplica a cada um deles. Caso não exista isenção de IR sobre o lucro, então, o governo federal terá participação nos seus lucros, quer você saiba ou não.     

As ações possuem uma grande vantagem tributária se comparado as outras classes de ativos.

Como aproveitar o lucro isento em ações?

Embora o lucro isento seja um benefício excelente para todos nós que investimos em ações, é importante saber como aproveitá-lo de forma inteligente. Vejamos a seguir um exemplo. 

Suponha que um investidor possua mil ações preferenciais da Petrobras (PETR4). No dia 20 de maio de 2024, as ações PETR4 abriram o pregão em R$ 37,35 e fecharam em R$ 36,75. Caso o investidor tivesse vendido as mil ações PETR4 no dia 20 e obtido lucro, então, o montante da venda teria ultrapassado 20 mil reais.

Portanto, se foi uma operação do tipo swing trade, então, ele deverá pagar imposto de renda igual a 15% sobre o lucro líquido da operação. Além disso, tal pagamento deve ser efetuado até o final do mês subsequente, ou seja, até o final de junho.  

Por outro lado, se ele tivesse vendido apenas 500 ações no dia 20 de maio, então, não teria imposto a pagar. Ou seja, ele teria aproveitado o benefício do lucro isento. Com relação às 500 ações PETR4 que restaram na sua carteira, basta ele aguardar a virada do mês e vendê-las em junho. De modo semelhante ao que foi feito em maio, ele também contará o benefício do lucro isento.      

Quando um acionista decide encerrar uma posição expressiva usufruindo da liquidez do mercado, isso tende a reduzir os lucros em virtude do pagamento de IR. Portanto, enquanto investidores de longo prazo, precisamos ter paciência, tomar atitudes racionais e fundamentadas, inclusive considerando a legislação tributária aplicável aos ativos que investimos. 

Está em dúvida sobre quando vender uma ação? Esse é um grande dilema pra todos nós investidores. Confira o nosso texto sobre o tema: https://www.dividendosfuturos.com.br/quando-vender-uma-acao/

Bons investimentos.  

Referências

blog.genialinvestimentos.com.br/como-declarar-acoes/

b3.com.br/pt_br/institucional 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 7 =