Lucro dos grandes bancos 2T24

O lucro dos grandes bancos é um termômetro da economia. O seleto grupo formado pelo Itaú (ITUB3; ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Santander (SANB3; SANB4; SANB11) e Bradesco (BBDC3; BBDC4) é responsável por boa parte dos serviços financeiros disponíveis à população brasileira. Se você é correntista ou acionista de algum desses bancos ou simplesmente tem curiosidade a respeito do tema, confira o nosso texto e saiba mais sobre as características do setor bancário, bem como o lucro dos grandes bancos no 2º trimestre de 2024 (2T24).         

Boa leitura.

Características do setor bancário

Faça chuva, faça sol, os boletos sempre chegam e os gastos essenciais não podem ser eliminados. Enquanto intermediário do sistema financeiro, os bancos representam o principal elo da corrente econômica, conectando aqueles que possuem dinheiro para emprestar e aqueles que necessitam de dinheiro emprestado. Não por menos, o setor bancário é um dos setores perenes da economia.

Cabe pontuar que as instituições bancárias operam de forma alavancada. Ou seja, elas oferecem ao mercado um volume de dinheiro muito maior do que possuem de fato. No entanto, existe uma alavancagem máxima a ser respeitada pelos bancos. Além disso, eles estão submetidos às normas do Banco Central do Brasil (BC), que é uma das instituições responsáveis pela estabilidade do nosso sistema financeiro.

Apesar dos diversos serviços financeiros oferecidos pelos grandes bancos de varejo (conta corrente, cartão de crédito, dentre outros), o principal ganho dos bancos provém do chamado spread financeiro. Ou seja, a diferença entre a remuneração que eles obtêm emprestando dinheiro e o quanto eles gastam para captá-lo. 

Por exemplo, os juros que uma pessoa paga em um financiamento representam um ganho para o banco. Por outro, a remuneração de uma conta corrente é um gasto. Nesse sentido, o perfil da carteira de crédito, bem como a sua gestão de risco e inadimplência aliados a um controle de despesas representam alguns dos elementos fundamentais para que o banco seja lucrativo e não corra o risco de “quebrar”.    

Fazer dinheiro: esta é a ordem do dia para os bancos.

Lucro dos grandes bancos 2T24

Considerando as características do setor bancário e tendo como foco os resultados das quatro maiores instituições financeiras do país, vejamos na tabela a seguir o lucro dos grandes bancos no 2º trimestre de 2024, bem como o lucro por ação do 2º trimestre (LPA 2T24) e o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). 

InstituiçãoLucro líquido
(R$ bilhões)
LPA 2T24
(R$)
ROE
Itaú10,11,0322,4%
Banco do Brasil9,51,6421,7%
Bradesco4,70,4411,4%
Santander3,30,4415,5%
Fonte: Sites de RI das instituições

De acordo com a tabela, verificamos que o lucro dos grandes bancos no 2º trimestre de 2024 (2T24) foi de aproximadamente 27,6 bilhões de reais. Além disso, o Itaú apresentou o maior lucro líquido e o maior ROE dentre os quatro grandes bancos. Por outro lado, após dividirmos o lucro líquido pelo número de ações, observamos que o Banco do Brasil alcançou o maior lucro líquido ponderado pela sua base acionária.           

Bons investimentos.

Referências

itau.com.br/relacoes-com-investidores/

ri.bb.com.br/

bradescori.com.br/

santander.com.br/ri/home

statusinvest.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 14 =