Investimentos para jovens e adolescentes
Os jovens e adolescentes têm um grande aliado em sua trajetória de investimentos: o tempo. No entanto, de acordo com a minha experiência de professor, vejo que muitos deles se sentem ansiosos por construir riqueza de forma rápida e precoce. Não por menos: através das redes sociais, eles têm acesso ao conteúdo publicado por influenciadores que supostamente compartilham jovialidade, prosperidade e riqueza. Porém, é preciso ter cautela: nem tudo que reluz é ouro. A geração de riqueza demanda conhecimento, tempo, trabalho e investimento, seja do próprio indivíduo ou de terceiros. Cuidado: apostas, jogos online e pirâmides financeiras são ficções. Não se iluda. Portanto, compartilharemos neste post algumas reflexões sobre investimentos para jovens e adolescentes.
Boa leitura.
Conhecimento
Em nossa opinião, os jovens e adolescentes devem priorizar a aquisição de conhecimentos básicos antes de iniciar a sua jornada de investimentos. Assim, para além dos conteúdos escolares, os quais constituem um conjunto de ferramentas básicas para a socialização, interpretação e intervenção na realidade, entendemos que conceitos de economia, matemática financeira e educação financeira também são importantes para os jovens e adolescentes.
Conforme dissemos no início do texto, o tempo é o maior aliado da juventude. Portanto, não é necessário ambicionar um crescimento rápido e exponencial. Acreditamos que faz muito mais sentido uma jornada de crescimento moderado por um longo prazo, inclusive com acertos e erros, bem como avanços e retrocessos.
Um leque de experiências significativas certamente contribuirá no processo de tomada de decisão, seja na vida pessoal, acadêmica, profissional e também nos investimentos.
Títulos do tesouro nacional
Para aqueles que já possuem um certo capital e se sentem motivados para iniciar sua jornada no mercado financeiro, entendemos que os títulos do tesouro nacional representam uma ótima classe de investimentos para jovens e adolescentes.
Ao adquirir um título do tesouro, você estará emprestando dinheiro para o governo federal. Em troca, você receberá uma determinada remuneração na forma de juros. Os títulos do tesouro, em teoria, são os ativos de renda fixa mais seguros do país.
A compra e venda dos títulos do tesouro nacional é feita através do Tesouro Direto. Para tal, será necessário abrir uma conta em uma corretora de investimentos, tal como, NuInvest, Rico, Clear, dentre outras. Existem diversos títulos do tesouro, cada qual com um determinado prazo de vencimento, rentabilidade e volatilidade. Procure orientação antes de iniciar a sua jornada de investimentos.
Saiba mais em: tesourodireto.com.br
Ações
Se você pretende investir com foco no longo prazo e no decorrer deste período obter um fluxo de renda passiva, acreditamos que as ações podem fazer bastante sentido. Em nosso ver, as ações representam um dos melhores investimentos para jovens e adolescentes, justamente pelo seu potencial de crescimento no longo prazo. Ao longo da história do mercado financeiro, as ações se provaram resilientes ao teste do tempo. Investidores bem-sucedidos, tais como, Luiz Barsi Filho e Warren Buffett estão no mercado acionário há mais de 40 anos.
Ao adquirir uma ação você se torna sócio de uma empresa. Portanto, terá direito ao recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio que são distribuídos periodicamente pela companhia. Para ter acesso ao rendimento de uma ação, você não precisará vendê-lá. Basta aguardar o pagamento de dividendos. Essa é uma grande vantagem do investimento em ações.
A compra e venda de ações, tal como no caso dos títulos do tesouro, é feita por meio de uma corretora de investimentos. Utilize corretoras que não cobram taxa de corretagem. Caso contrário, uma boa parte da rentabilidade ficará pelo caminho e você provavelmente ficará no “zero a zero”. Seja um vencedor no mercado acionário.
Saiba mais em: dividendosfuturos.com.br/o-passo-a-passo-do-investimento-em-acoes
Se você pretende iniciar seus estudos sobre investimentos, entre em contato conosco. Podemos orientá-lo(a).
Com que idade seria melhor para iniciar os investimentos?
Olá Enrico, tudo bom. Enrico, não há uma idade certa para começar a investir. Na minha opinião, se você desenvolver bons hábitos de consumo e começar a se envolver com educação financeira, então, identificará que o caminho para iniciar no mundo dos investimentos surgirá de forma natural. Muito obrigado pela sua dúvida e estaremos aqui para orientá-lo. Abraço.
Obrigado Caio.
Por nada, imagina. Em nosso site você poderá encontrar textos diversos sobre economia, finanças pessoais, investimentos, dentre outros temas relacionados à finanças. Fique à vontade pois todos eles são gratuitos. Além disso, você poderá encaminhar as suas dúvidas através dos comentários. Eu ou o Sérgio responderemos o mais brevemente possível. Abraço e bons estudos!