Impactos da queda na taxa Selic
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) define periodicamente a taxa Selic (taxa básica de juros). Neste post, discutiremos sobre alguns impactos da queda na taxa Selic.
Fique conosco até o final e verifique de que forma as empresas, você e os seus investimentos podem ser impactados pela queda na taxa básica de juros. Vamos lá!
1) Menor custo de dívida
Diversas empresas possuem dívidas com juros atrelados ao CDI, que por sua vez nada mais é do que um percentual da taxa Selic. Ou seja, se a Selic diminui, então, o CDI também diminui. Neste sentido, um dos impactos da queda na taxa Selic reside sobre o custo da dívida das empresas, pois as despesas com juros diminuem.
2) Maior oferta de crédito
Isso ocorre pois torna-se mais barato para as instituições financeiras captar dinheiro no mercado. Portanto, a tendência é que os bancos diminuam as taxas de juros praticadas em empréstimos e financiamentos. Logo, para se atingir um determinado patamar de lucro, muito provavelmente as instituições financeiras precisarão aumentar a oferta de crédito.
3) Menor rentabilidade da renda fixa
A maioria dos ativos de renda fixa possui rentabilidade atrelada à Selic, logo, os rendimentos desses ativos são definidos como um percentual da Selic. Deste modo, se a taxa Selic diminui, então, a rentabilidade desses ativos também diminui.
Vejamos alguns exemplos de ativos de renda fixa cuja rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros: Tesouro Selic, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de crédito do agronegócio).
4) Maior demanda por renda variável
Quando a Selic entra em um ciclo de baixa, os ativos de renda fixa tendem a ser menos rentáveis. Então, espera-se que os investidores aumentem sua exposição aos ativos de renda variável buscando maiores rentabilidades. Logo, é provável que ocorra um aumento na demanda por renda variável.
No entanto, cabe pontuar que o mercado financeiro costuma se antecipar aos eventos econômicos. Ou seja, a expectativa de queda na taxa Selic por si só é capaz de promover um aumento na demanda por renda variável.