Ibovespa estagnado nos 130 mil pontos
O Ibovespa está estagnado nos 130 mil pontos. Apesar das oscilações diárias não há uma tendência de alta e nem de baixa no curto prazo que faça o índice se afastar dos 130k. Portanto, podemos afirmar que o mercado está indeciso em relação à bolsa. Mas afinal, isso é bom ou ruim? Se você investe em ações com foco no longo prazo e está em dúvida sobre o que fazer durante este período em que o Ibovespa está estagnado nos 130 mil pontos, confira as nossas ideias a respeito do tema.
Boa leitura.
Ibovespa estagnado nos 130 mil pontos
Enquanto as bolsas americanas seguem com viés de alta, o nosso Ibovespa segue estagnado nos 130 mil pontos. Se compararmos o nosso índice, em dólares, com os pares internacionais, notamos que a bolsa brasileira apresenta um dos piores desempenhos do mundo. Praticamente não andamos desde o início do ano. O Brasil tem suas peculiaridades.
Com efeito, apesar do juros alto, inflação com viés de alta, dívida pública nas alturas, descontrole fiscal, real desvalorizado frente ao dólar e o número de pedidos de recuperação judicial na máxima, também observamos um ótimo crescimento do PIB, recorde na arrecadação de impostos e a taxa de desemprego na mínima.
Dado o cenário macroeconômico apresentado, observamos que os investidores estrangeiros decidiram ficar de fora da bolsa brasileira apesar da apreciação do dólar frente ao real e a estagnação do Ibovespa. Os estrangeiros têm clareza de que a bolsa brasileira hoje está mais barata se comparado ao início do ano, mas faltam gatilhos de alta ou de baixa no curto prazo. A ausência de tendência é inimiga do especulador.
A indecisão do mercado é aliada do investidor
O fato do mercado estar indeciso deve ser visto com bons olhos por todos nós, investidores focados no recebimento de dividendos. De fato, quando o nível de incerteza é pequeno, então, muito provavelmente o otimismo ou pessimismo do mercado já está refletido no preço da ação.
Por outro lado, quando o nível de incerteza é elevado, então, provavelmente faltam compradores. Assim, os papeis ficam estagnados ou até mesmo se desvalorizam. Assim, se os fundamentos de uma empresa permanecem sólidos e os papeis não andam, isso representa uma valiosa oportunidade de comprar algo hoje por menos do que provavelmente valerá no futuro.
O ser humano tem dificuldade para lidar com a incerteza. Quando a bolsa está um marasmo, muitos investidores preferem aguardar a movimentação do mercado para tomar suas próprias decisões. O resultado é o efeito manada. Compra porque subiu e vende porque caiu. Na bolsa de valores, o comportamento dos investidores geralmente se sobrepõe ao raciocínio lógico.
Bons investimentos.