Funções financeiras no Google Planilhas
Embora existam diversos aplicativos voltados para a gestão da carteira de ações, muitos investidores utilizam planilhas para fazer esse controle. Nesse sentido, apresentaremos algumas funções financeiras no Google Planilhas. O nosso objetivo é auxiliar os investidores de modo que eles possam utilizar as funções financeiras no Google Planilhas de maneira prática e simples. Em nossa opinião, através do uso inteligente dessa poderosa ferramenta é possível melhorar a gestão e eficiência da carteira, principalmente se você possui uma estratégia focada em dividendos.
1) Preço (price)
A função que retorna o preço da ação é:
=googlefinance(“código da ação”;”price”)
Por exemplo, se você deseja obter o preço da ação preferencial da Petrobras (PETR4), então, o comando é o seguinte:
=googlefinance(“PETR4″;”price”)
De acordo com o Google Planilhas, é possível que o valor apresentado tenha até 20 minutos de atraso em relação à bolsa de valores.
![](https://www.dividendosfuturos.com.br/wp-content/uploads/2023/12/business-925900_1280-1-1-1024x682.jpg)
2) Variação diária (change percent)
A função que retorna a variação diária da ação (em porcentagem) é:
=googlefinance(“código da ação”;”changepct”)
Por exemplo, se você pretende obter a variação diária da ação ordinária da Vale (VALE3), então, a instrução é a seguinte:
=googlefinance(“VALE3″;”changepct”)
Conforme o Google Planilhas, é possível que o valor apresentado tenha até 20 minutos de atraso em relação à bolsa de valores
3) Lucro por ação dos últimos 12 meses (earning per share)
A função que retorna o lucro por ação dos últimos 12 meses é:
=googlefinance(“código da ação”;”eps”)
Por exemplo, se a sua intenção é verificar o lucro por ação dos últimos 12 meses do Banco do Brasil (BBAS3), então, o comando é o seguinte:
=googlefinance(“BBAS3″;”eps”)
Considerando que os lucros das empresas são divulgados a cada trimestre, acreditamos que os valores fornecidos pelo Google são atualizados de forma trimestral.
Para conhecer outras funções financeiras no Google Planilhas, consulte a Central de Ajuda ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a)!
Boa tarde!
Há algum atributo no GOOGLEFINANCE para retornar a DataCom?
Olá Carlos, boa tarde. Tudo bom. Muito obrigado pela pergunta. Eu não sei te dizer se existe esse tipo de função no GOOGLEFINANCE. Particularmente, eu considero algo muito específico e difícil de se programar pois: 1) é possível que a empresa não tenha DataCom em aberto, ou 2) as vezes a empresa possui dois pagamentos de dividendos próximos e ambos com a DataCom em aberto. Eu costumo acompanhar as datas importantes sobre dividendos no site de relações com os investidores das empresas. Além disso, na plataforma da B3 existe uma ferramenta chamada “Radar de Dividendos” onde é possível acompanhar os anúncios de proventos das empresas e dos fundos imobiliários. Espero ter ajudado e agradeço pela leitura do texto. Abraço, Caio.