Funções financeiras no Google Planilhas
Embora existam diversos aplicativos voltados para a gestão da carteira de ações, muitos investidores utilizam planilhas para fazer esse controle. Nesse sentido, apresentaremos algumas funções financeiras no Google Planilhas. O nosso objetivo é auxiliar os investidores de modo que eles possam utilizar as funções financeiras no Google Planilhas de maneira prática e simples. Em nossa opinião, através do uso inteligente dessa poderosa ferramenta é possível melhorar a gestão e eficiência da carteira, principalmente se você possui uma estratégia focada em dividendos.
1) Preço (price)
A função que retorna o preço da ação é:
=googlefinance(“código da ação”;”price”)
Por exemplo, se você deseja obter o preço da ação preferencial da Petrobras (PETR4), então, o comando é o seguinte:
=googlefinance(“PETR4″;”price”)
De acordo com o Google Planilhas, é possível que o valor apresentado tenha até 20 minutos de atraso em relação à bolsa de valores.
2) Variação diária (change percent)
A função que retorna a variação diária da ação (em porcentagem) é:
=googlefinance(“código da ação”;”changepct”)
Por exemplo, se você pretende obter a variação diária da ação ordinária da Vale (VALE3), então, a instrução é a seguinte:
=googlefinance(“VALE3″;”changepct”)
Conforme o Google Planilhas, é possível que o valor apresentado tenha até 20 minutos de atraso em relação à bolsa de valores
3) Lucro por ação dos últimos 12 meses (earning per share)
A função que retorna o lucro por ação dos últimos 12 meses é:
=googlefinance(“código da ação”;”eps”)
Por exemplo, se a sua intenção é verificar o lucro por ação dos últimos 12 meses do Banco do Brasil (BBAS3), então, o comando é o seguinte:
=googlefinance(“BBAS3″;”eps”)
Considerando que os lucros das empresas são divulgados a cada trimestre, acreditamos que os valores fornecidos pelo Google são atualizados de forma trimestral.
Para conhecer outras funções financeiras no Google Planilhas, consulte a Central de Ajuda ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a)!