Empresas de telecomunicações listadas na bolsa

Os serviços de telecomunicações são essenciais para o nosso bem estar e qualidade de vida. Embora antigamente o celular e a internet não fossem tão acessíveis e populares, hoje vivenciamos o contrário. Ambos praticamente se tornaram indispensáveis. Portanto, as empresas de telecomunicações exercem um papel fundamental na produção, oferta, distribuição e aquisição de bens e serviços. Faça chuva, faça sol, com pandemia ou sem pandemia, você precisará se comunicar com alguém ou com alguma máquina através da internet. Confira o nosso texto e saiba mais a respeito das duas principais empresas de telecomunicações listadas na bolsa: Vivo (VIVT3) e Tim (TIMS3). Se você almeja investir como foco no longo prazo, saiba que o setor de telecomunicações é um dos setores perenes da economia e cujas empresas costumam distribuir bons dividendos.  

Boa leitura.   

Vivo (VIVT3)

A Telefônica Brasil S.A. (VIVT3), popularmente conhecida como Vivo, é a maior dentre as empresas de telecomunicações listadas na bolsa em valor de mercado: 91,42 bilhões de reais. A companhia é controlada pela empresa espanhola Telefónica S.A., que detém 75,29% das ações VIVT3. Além disso, 24,07% das ações em livre circulação no mercado (free float) e 0,64% das ações em tesouraria. Dado que a matriz estrangeira tem o maior interesse na prosperidade e nos dividendos distribuídos pela filial brasileira, enxergamos isso como algo positivo para todos nós que somos acionistas minoritários da Vivo.    

No que se refere à magnitude da companhia, destacamos que a Vivo é a maior empresa de telecomunicações do país e os seus números impressionam: 33 mil colaboradores diretos; 96 mil prestadores de serviços e terceirizados; 115 milhões de acessos na operação móvel e fixa; 38,6% do total de linhas ativas no segmento móvel no Brasil (líder em participação de mercado); 96,4% da população com rede 4G; 91,1% da população com rede 4.5G; 444 cidades atendidas pela tecnologia de fibra ótica. 

Em relação aos resultados operacionais da VIVT3 no 2º trimestre de 2024 (2T24), observamos os seguintes números: receita operacional líquida de 13,7 bilhões de reais (+7,4% vs. 2T23), custos totais de 8,2 bilhões de reais (+7,5% vs. 2T23), EBITDA de 5,5 bilhões de reais (+7,3% vs. 2T23) e lucro líquido de 1,2 bilhão de reais (+8,9% vs. 2T23). Porém, apesar da margem líquida (lucro líquido sobre a receita operacional líquida) ter sido igual a 8,76%, a companhia apresentou um fluxo de caixa livre bastante expressivo no trimestre: 3 bilhões de reais (+23,1% vs. 2T23). Além disso, cabe destacar que desde o início do ano até o mês de julho a Vivo distribuiu 4,1 bilhões de reais aos acionistas a título de remuneração.     

TIM (TIMS3)

A TIM S.A. (TIMS3) é a segunda maior dentre as empresas de telecomunicações listadas na bolsa em valor de mercado: 45 bilhões de reais. A empresa é controlada pela sua matriz italiana Telecom Italia S.A., que possui 67% das ações TIMS3. Já o restante das ações estão em livre circulação no mercado (free float). Portanto, em virtude do controlador estrangeiro, também acreditamos que a companhia tenha como objetivo distribuir dividendos generosos aos seus acionistas. 

Cabe destacar que a TIMS3 é líder na cobertura 4G no país e está presente em 100% dos municípios, inclusive contribuindo para adoção de tecnologias inovadoras no agronegócio. Além disso, a companhia foi pioneira na ativação de redes 5G no país, iniciando a realização de testes já em 2019. Ao final de 2023, a TIM possuía um pouco mais de 61,2 milhões de clientes no segmento móvel, ou seja, aproximadamente 24% da fatia de mercado desse segmento. Por outro lado, no segmento fixo, a companhia possuía em torno de 798 mil conexões ao final do 2º trimestre de 2024. 

Em termos operacionais, os números do 2º trimestre de 2024 (2T24) foram os seguintes: receita líquida de 6,3 bilhões de reais (+7,5% vs. 2T23), custos totais de 3,15 bilhões de reais (+6,8% vs. 2T23), EBITDA de 3,15 bilhões de reais (+8,2% vs. 2T23) e lucro líquido de 781 milhões de reais (+22,5% vs. 2T23). Logo, a margem líquida do trimestre foi de 12,4%. Além disso, o fluxo de caixa livre da companhia no 2T24 atingiu 948 milhões de reais (+79,2% vs. 2T23). Assim, com base nos excelentes resultados operacionais, desde o início do ano até o final de agosto, a TIM já distribuiu mais de 2 bilhões de reais aos acionistas a título de remuneração.  

Bons investimentos.

Referências

ri.telefonica.com.br

ri.tim.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 15 =