Como saber se uma ação está cara ou barata?

No mercado de ações é importante analisarmos se uma ação está cara ou barata comparativamente ao seu histórico ou em relação aos seus pares. 

Neste sentido, discutiremos sobre a aplicação de um importante parâmetro fundamentalista na análise de uma ação com o intuito de verificarmos se ela está cara ou barata, bem como apresentaremos um exemplo de aplicação. 

Preço sobre lucro (P/L)

O parâmetro preço sobre lucro (P/L) é igual a razão entre o valor de mercado de uma empresa e o lucro líquido obtido nos últimos 12 meses. Ou seja, este indicador representa o quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros de uma empresa em termos de múltiplo. 

Por exemplo, se o valor de mercado de uma empresa é igual a 30 bilhões de reais e o lucro líquido nos últimos 12 meses foi de 3 bilhões de reais, então, o seu P/L é igual a 10. De fato, pois: 

P/L = (30 bilhões de reais)/(3 bilhões de reais) = 10 

Portanto, o valor de mercado da empresa equivale a 10 vezes o seu lucro líquido dos últimos 12 meses. 

Isto significa que, hipoteticamente, se o valor de mercado da empresa (30 bilhões de reais) e o seu lucro líquido anual (3 bilhões de reais) se mantiverem nestes patamares ao longo do tempo, então, os lucros acumulados pela empresa em um período de 10 anos seriam equivalentes ao seu valor de mercado. 

Assim, para uma base de lucro positiva, um P/L mais baixo pode ser um indicativo de que a ação está barata. Por outro lado, um P/L mais alto pode ser um indicativo de que a ação está cara. 

Entretanto, consideramos apropriado comparar o P/L atual da empresa com a sua média histórica e até mesmo com o P/L das empresas comparáveis do setor. De fato, se o indicador for interpretado de forma isolada, então, poderemos obter conclusões equivocadas. 

Na análise fundamentalista, diversas variáveis devem compor o nosso cenário de investigação. Inclusive, a depender do setor de atuação da empresa, pode ser comum observarmos um P/L mais elevado. Por exemplo, empresas do setor de varejo e tecnologia. 

O indicador preço sobre lucro (P/L) é um dos parâmetros mais utilizados pelos analistas

Exemplo de aplicação

Na tabela a seguir temos algumas informações sobre o Banco do Brasil (BBAS3), Itaú (ITUB3), Bradesco (BBDC3) e Santander (SANB3). O nosso objetivo é analisar qual dentre os bancos é o mais barato de acordo com o parâmetro preço sobre lucro. 

Além disso, faremos a comparação do P/L de cada empresa em relação à sua média dos últimos 8 anos, ou seja, o que equivale a dois ciclos eleitorais. Para os nossos cálculos, utilizamos os dados apresentados no site Status Invest no dia 7 de agosto de 2023. 

AçãoBBAS3ITUB3BBDC3SANB3
P/L atual4,237,998,098,68
P/L médio (2015 – 2022)7,229,129,9711,83

Conforme os dados da tabela, concluímos que o Banco do Brasil é o mais barato dentre os bancos analisados. Observamos também que todos eles negociam por um P/L menor do que a média dos últimos 8 anos, sendo que o P/L atual do Banco do Brasil é o que apresenta o maior desconto se comparado ao seu P/L médio (2015 – 2022), aproximadamente 40% de desconto.    

Cabe destacar que no grupo analisado, o Banco do Brasil é o único banco estatal. Nesse sentido, o seu desconto em relação aos pares privados também está associado ao risco de governança. Ou seja, o risco de interferência direta do governo federal na administração da companhia. Portanto, é importante analisarmos o P/L de acordo com as características da empresa e do setor. 

Referência

statusinvest.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 2 =