Como lidar com o volume de informações do mercado financeiro?

O volume de informações do mercado financeiro é muito grande. Analistas e estrategistas do mercado manifestam todos os dias suas opiniões sobre os rumos da economia e das empresas. Além disso, sites de notícias também divulgam opiniões e recomendações sobre diferentes ativos, inclusive indicando aqueles que supostamente apresentam o maior potencial de ganho. Nesse sentido, é natural que os investidores se sintam soterrados de informações. Afinal, como lidar com o volume de informações do mercado financeiro? Vamos refletir sobre este tema.     

1) Mantenha-se focado na sua estratégia

Por mais que pareça clichê, mantermos o foco na nossa estratégia de investimentos é algo fundamental para selecionarmos informações que de fato são relevantes para as nossas análises. Nós, investidores focados na estratégia de dividendos, devemos priorizar notícias e comentários que estão alinhados a essa estratégia. Portanto, propagandas de corretoras e opiniões de influenciadores que fomentam supostos ganhos em estratégias especulativas pouco contribuirão na nossa tomada de decisão.    

2) Identifique fontes confiáveis

As notícias sobre o mercado financeiro se propagam rapidamente. Portanto, é preciso analisarmos cuidadosamente as informações que estão por trás das manchetes. Nesse sentido, é importante conferirmos os conteúdos que são publicados por diferentes corretoras e casas de análises para verificarmos a veracidade das informações.        

Com tantas informações à disposição precisamos identificar fontes confiáveis

3) Acesse o site de RI das empresas

Em nossa opinião, a fonte de informações mais confiável é o site de relações com os investidores (RI) das empresas. De acordo com as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bem como as práticas de boa governança, as companhias devem publicar o seu estatuto social, fatos relevantes, comunicados ao mercado, aviso aos acionistas, resultados trimestrais, dentre outros documentos que possibilitam analisarmos a saúde financeira, a estrutura de negócios e a distribuição de proventos. 

4) Utilize o noticiário ao seu favor

Por vezes, casas de análises e bancos de investimentos divulgam suas recomendações sobre as empresas negociadas na bolsa. A depender da recomendação e da interpretação do mercado, é possível aproveitarmos momentos de volatilidade para comprarmos excelentes ativos com um belíssimo desconto.    

Bons investimentos!

Referências

b3.com.br/pt_br/institucional

gov.br/cvm/pt-br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =