Como comprar ações na bolsa?

Para comprar ações na bolsa de valores você precisará abrir uma conta em uma corretora de valores, transferir dinheiro para a corretora e utilizar a plataforma de negociação. Verifique a seguir os detalhes de cada etapa.

Abertura de conta em uma corretora de valores

O processo de abertura de conta em uma corretora é semelhante ao que realizamos na abertura de conta em um banco digital. 

O investidor precisará ter em mãos basicamente um comprovante de endereço, documento de identificação e o número do CPF para preencher os seus dados cadastrais e, possivelmente, fazer o upload de tais documentos.

Após a finalização do cadastro e envio dos documentos, a corretora enviará o seu login, senha e assinatura eletrônica para o email que você cadastrou. Além disso, você receberá também o número da sua conta e a agência, do mesmo modo que um banco convencional.

Comprando ações na bolsa
Comprando ações na bolsa

Transferência de dinheiro para a corretora 

Considerando o número da conta da corretora e a agência, agora será necessário fazer uma TED para a corretora. No entanto, a transferência deve ser feita a partir de um conta com a mesma titularidade, ou seja, uma conta na qual você é o titular.  

Atualmente existem diversas corretoras de valores no mercado. As mais conhecidas são: Rico, Clear, Modal Mais, NuInvest, XP, dentre outras.

Utilização da plataforma de negociação

Para comprar ações na bolsa de valores, você utilizará a plataforma de negociação da sua corretora, também chamado de home broker. Além disso, tenha em mãos a quantidade de ações que você pretende comprar, bem como o código da ação. 

Por exemplo, o código das preferenciais da Klabin é KLBN4. Já no caso das ordinárias, o código é KLBN3. O código das units da Klabin é KLBN11.

A depender da quantidade de ações, você deverá utilizar o lote padrão (100 ações ou múltiplo de 100) ou o lote fracionário (1 a 99 ações). No caso do lote fracionário, é necessário incluir a letra F ao final do código da ação, exemplo, KLBN11F.

Feito isso, agora é só utilizar a boleta de compra e venda para informar à corretora o código da ação, a quantidade de ações e o preço que você está disposto a pagar. 

Se a sua ordem de compra for “à mercado”, isto significa que você está disposto a comprar as ações pelo preço que o mercado está disposto a vender. Nesta situação, o negócio é fechado de imediato e as ações já compõem a sua carteira.

Como abrir uma conta na Rico em 4 passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − cinco =