Características do investidor em dividendos
Muitos investidores pretendem alcançar a liberdade financeira através dos dividendos de ações. Porém, o caminho é longo e durante o percurso diversos acontecimentos fogem ao nosso controle. No entanto, algumas atitudes e posturas podem contribuir para que os investidores se mantenham firmes no propósito de construção da renda passiva. Portanto, apresentamos neste post algumas características do investidor em dividendos.
1) Estratégia bem definida
Uma das características do investidor em dividendos é que ele possui uma estratégia bem definida: comprar ações de boas empresas situadas em setores perenes, que estejam cotadas a bons preços e que pagam bons dividendos. Inclusive, essa estratégia de investimento é amplamente consagrada no mercado de ações brasileiro e seus dois maiores nomes são Luiz Barsi (Rei dos Dividendos) e Décio Bazin.
A ideia principal é compreender que nós, acionistas, somos pequenos sócios de um grande negócio. Portanto, um ponto fundamental nessa filosofia de investimentos é focar no valor de uma empresa e não apenas nas cotações que são divulgadas diariamente pela bolsa. Nesse sentido, os conceitos de preço-teto e margem de segurança são fundamentais pois nos auxiliam para que possamos reduzir o pensamento especulativo e fomentar o pensamento direcionado ao investimento de longo prazo.
2) Regularidade nos aportes
Se a bolsa vai subir ou descer no próximo dia, semana, mês ou ano, é impossível prevermos. Portanto, o investidor em dividendos deve manter a regularidade nos aportes dado que os dividendos futuros dependerão da quantidade de ações que ele adquire no presente. Ressaltamos esse fato pois os dividendos são distribuídos aos acionistas de acordo com a sua participação acionária e não com base no capital aplicado.
Embora nós, pequenos investidores, tenhamos ainda uma dependência muito grande da renda proveniente do trabalho, é imprescindível separarmos uma parte do nosso salário para aportar. Isso fará com que a bola de neve dos dividendos continue a crescer mês a mês, ano após ano. Além disso, para potencializar o crescimento dessa bola de neve e reduzir gradualmente a dependência da renda do trabalho, é recomendável reinvestir todos os dividendos.
3) Controle emocional
A terceira dentre as principais características do investidor em dividendos é o controle emocional. Ou seja, precisamos controlar o nosso ego, ter paciência e manter o foco no longo prazo. As oscilações da bolsa são naturais e, na verdade, elas contribuem de maneira bastante valiosa para a formação de uma carteira previdenciária.
Um outro ponto importante sobre o controle emocional do investidor reside nos modismos do mercado: sempre existirá o ativo da moda e o noticiário sempre tenderá a divulgá-lo. Por exemplo, uma hora a moda é comprar criptomoedas, outra hora a moda é comprar dólar e, assim por diante. Entretanto, não podemos perder o foco em relação a nossa estratégia de dividendos.
Além do que, nessa compra e venda frenética de ativos, o investidor fica girando a carteira e quem ganha com isso são as corretoras, a bolsa e até mesmo o governo federal pois cada transação possui uma taxa e dependendo do ativo temos também a incidência de impostos, tais como IOF e IR. Em nosso ponto de vista, não faz sentido algum desperdiçarmos os nossos valiosos dividendos com taxas e impostos desnecessários.
Caio, muito interessante e bacana este post. Você colocou pontos essenciais para construção da renda passiva.
Ao ler, percebi exatamente o que acontece comigo em alguns momentos nessa caminhada.
Mestre, obrigado por compartilhar seus textos, que são nota Dez.
Parabéns!
Colle, muito obrigado pela sua valiosa devolutiva. Isso nos motiva cada vez mais a compartilhar nossos aprendizados sobre o mercado financeiro. Um forte abraço e qualquer dúvida, crítica ou sugestão, é só entrar em contato conosco.