As maiores empresas do mundo
As maiores empresas do mundo são norte-americanas. De fato, a economia dos Estados Unidos da América (EUA) é uma verdadeira locomotiva. Além disso, cabe ressaltar que diversas multinacionais norte-americanas atuam em setores estratégicos da economia oferecendo bens e serviços que hoje consideramos como essenciais para o nosso bem-estar. Se você deseja saber quais são as maiores empresas do mundo, fique conosco e conheça as empresas que valem bilhões ou até mesmo trilhões de dólares.
Boa leitura.
As maiores empresas do mundo
De acordo com os dados disponibilizados pelo site Companies Market Cap no dia 22 de agosto de 2024, o ranking global das companhias conforme o seu valor de mercado e país, é o seguinte:
1º) Apple (3,413 trilhões de dólares) – EUA;
2º) Microsoft (3,088 trilhões de dólares) – EUA;
3º) NVIDIA (3,043 trilhões de dólares) – EUA;
4º) Alphabet (Google) (2,025 trilhões de dólares) – EUA;
5º) Amazon (1,848 trilhão de dólares) – EUA;
6º) Saudi Aramco (1,783 trilhão de dólares) – Arábia Saudita;
7º) Meta Platforms (Facebook) (1,345 trilhão de dólares) – EUA;
8º) Berkshire Hathaway (967,45 bilhões de dólares) – EUA;
9º) TSMC (863,17 bilhões de dólares) – Taiwan;
10º) Eli Lilly (859,15 bilhões de dólares) – EUA.
Conforme mencionamos no início do post e com base no ranking observado, é possível notar que as maiores empresas do mundo são norte-americanas. Apenas a Saudi Aramco (estatal saudita que atua no setor de petróleo e gás) e a TSMC (empresa taiwanesa que fabrica semicondutores) são de fora dos EUA.
Além disso, cabe destacar a predominância das empresas que atuam no setor de tecnologia: Apple, Microsoft, NVIDIA, Alphabet (Google), Amazon e Meta Platforms (Facebook). Completando a lista das TOP 10, temos a Berkshire Hathaway (holding fundada pelo lendário investidor Warren Buffett) e a Eli Lilly (uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo).
A título de comparação, o somatório do valor de mercado das 84 maiores empresas brasileiras – listadas dentro ou fora do Brasil – é igual a 818,16 bilhões de dólares, ou seja, um valor menor do que a capitalização de mercado somente da Eli Lilly, gigante farmacêutica norte-americana que ocupa a 10ª posição entre as maiores empresas do mundo.
Como se tornar sócio das maiores empresas do mundo?
Dado que as maiores empresas do mundo são norte-americanas, logo, as ações destas companhias estão listadas nas bolsas dos EUA. Ou seja, não é possível negociar ações dessas empresas através da bolsa brasileira. Portanto, se você deseja se tornar sócio, por exemplo da Apple, então, será necessário abrir uma conta em uma corretora que lhe possibilite operar no mercado norte-americano e assim você poderá adquirir ações da Apple.
Uma outra possibilidade de se expor às empresas norte-americanas é através de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) negociadas na bolsa brasileira. As BDRs são certificados de depósito lastreados em ações de empresas listadas em outros países. Por exemplo, o código de negociação da BDR da Apple é AAPL34. Já no caso da Microsoft, o código de negociação é MSFT34.
Além das opções anteriores, existe uma terceira possibilidade de se expor às maiores empresas do mundo. Você pode adquirir um ETF (Exchange Traded Fund) ligado ao mercado norte-americano. Ou seja, você pode adquirir uma cota de um fundo negociado na bolsa brasileira e cujo objetivo é replicar o desempenho de um determinado índice de referência (benchmark). Por exemplo, o ETF cujo código de negociação é IVVB11 procura replicar a performance do índice norte-americano S&P 500 (Standard & Poors 500).
Bons investimentos.
Referências
b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/etf-de-renda-variavel.htm