Análise gráfica e análise fundamentalista
No mercado acionário existem duas maneiras para se analisar uma ação: a análise gráfica e a análise fundamentalista. O nosso objetivo é apresentar e discutir as características da análise gráfica e da análise fundamentalista, bem como pontuar o alinhamento de tais metodologias com as diferentes estratégias de investimento em ações.
Análise gráfica
A análise gráfica consiste em identificar padrões e tendências do preço de uma ação com base no gráfico das cotações mensais, semanais, diárias e, assim por diante. Ou seja, partimos do pressuposto que as variáveis e informações mais relevantes de uma empresa estão devidamente precificadas.
Nesta metodologia, acreditamos que o gráfico de uma ação é capaz de refletir com razoável precisão as expectativas do mercado, o comportamento dos investidores, bem como os fundamentos da empresa. Tecnicamente, as ações são precificadas da forma mais eficiente possível, embora exista uma assimetria no acesso às informações por parte dos investidores.
Dentre os gráficos mais utilizados neste tipo de análise, destacamos o gráfico de vela, também chamado de candlestick. Além da interpretação gráfica das cotações, nesta técnica utilizam-se indicadores financeiros e estatísticos importantes, tais como o volume financeiro negociado, médias móveis, canal de baixa ou de alta, suporte e resistência, dentre outros indicadores.
Apesar da sua aparente simplicidade, a análise gráfica possui ferramentas bastante sofisticadas. No geral, este tipo de técnica é utilizada em estratégias nas quais o investidor assume uma postura mais especulativa e focada nos ganhos de capital de curto e médio prazo (day trade e swing trade), mas não necessariamente com foco no recebimento de dividendos.
Análise fundamentalista
A análise fundamentalista consiste em avaliar variáveis qualitativas e quantitativas relacionadas a uma empresa, tais como o seu modelo de negócios, governança, política de remuneração dos acionistas, balanços contábeis, bem como indicadores relacionados ao valuation, endividamento, eficiência, rentabilidade e crescimento.
Nesta abordagem, procuramos enxergar uma empresa de um ponto de vista multidimensional. Tendo em vista a complexidade da economia, os inúmeros fatores que interferem no desenvolvimento de um negócio e os sentimentos dos investidores, acreditamos que o gráfico das cotações representa o preço pelo qual um ativo está sendo negociado em um dado momento, mas não necessariamente o seu valor intrínseco.
Dentre os parâmetros mais utilizados na análise fundamentalista, destacamos a relação preço-lucro (P/L), o dividend yield, a margem líquida (lucro líquido sobre a receita líquida), a dívida líquida sobre o EBITDA e o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Um dos desafios que nos deparamos na análise fundamentalista é interpretar os indicadores corretamente, bem como identificar a maior ou menor aderência de um determinado indicador em relação à empresa que estamos avaliando.
No geral, ao investirmos com foco na estratégia de dividendos, costumamos analisar as empresas de um ponto de vista fundamentalista pois as nossas expectativas não residem nos ganhos de capital de curto e médio prazo, mas sim no recebimento de dividendos, portanto, nos preocupamos com a perenidade e o crescimento de um negócio.
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