A Matemática Por Trás da Reduflação

A reduflação (shrinkflation) é o fenômeno no qual o preço de um produto se mantém inalterado, embora a sua quantidade e/ou qualidade tenha diminuido. Embora os consumidores tenham clareza da perda do poder de compra, evidenciado pela redução na quantidade e/ou qualidade do produto apesar da manutenção do preço, consideramos pertinente aprofundarmos a discussão por meio de alguns exemplos práticos. Portanto, neste texto vamos explorar algumas das situações apresentadas no post Reduflação –  O Fenômeno Econômico que Afeta Seu Bolso. Ou seja, pretendemos elucidar a matemática por trás da reduflação através de exemplos do cotidiano.  

Exemplo 1: Café em pó

Suponhamos que uma embalagem de 500 g de café em pó custava R$ 15,00. Após a reduflação, a embalagem foi reduzida para 450 g, porém, o preço se manteve em R$ 15,00. Através da matemática, podemos evidenciar que o preço/kg do café em pó aumentou aproximadamente 11,11%. De fato, pois:

Preço/kg (antigo) = R$ 30,00

Preço/kg (atual) = R$ 33,33

Aumento no preço/kg (em reais) = R$ 33,33 – R$ 30,00 = R$ 3,33

Aumento no preço/kg (em porcentagem) = R$ 3,33/R$ 30,00 = 11,11%

Portanto, através da reduflação, o café em pó teve um aumento de 11,11% no preço/kg

Exemplo 2: Barra de chocolate ao leite

Vejamos agora o exemplo da barra de chocolate ao leite. Suponhamos que uma barra de 200 g era vendida por R$ 8,50. No entanto, após o shrinkflation, os mesmos R$ 8,50 eram capazes de adquirir uma barra com apenas 180 g. Apesar de sutil, esta ligeira redução de 20 g na quantidade implicou em um aumento de aproximadamente 11,11% no preço/kg na barra de chocolate ao leite. Os cálculos são os seguintes: 

Preço/kg (antigo) = R$ 42,50

Preço/kg (atual) = R$ 47,22

Aumento no preço/kg (em reais) = R$ 47,22 – R$ 42,50 = R$ 4,72 

Aumento no preço/kg (em porcentagem) = R$  4,72/R$ 42,50 = 11,11%

Assim, de uma maneira bastante sutil, verificamos que a barra de chocolate ao leite teve um aumento de 11,11% no preço/kg

A reduflação é um fenômeno global

Exemplo 3: Sabonete em barra

Para finalizarmos a discussão, apresentamos o exemplo do sabonete em barra. Suponhamos que um pacote com 4 unidades de 100 g era vendido por R$ 6,00. Porém, através do fenômeno da reduflação, o pacote agora contém 4 unidades de 90 g, no entanto, o preço por pacote continua sendo R$ 6,00. Por meio do cálculo de porcentagem, concluímos que o preço/kg do sabonete em barra aumentou aproximadamente 11,13%. A matemática da reduflação é a seguinte:

Preço/kg (antigo) = R$ 15,00

Preço/kg (atual) = R$ 16,67 

Aumento no preço/kg (em reais) = R$ 16,67 – R$ 15,00 = R$ 1,67  

Aumento no preço/kg (em porcentagem) = R$  1,67/R$ 15,00 = 11,13%

Ou seja, a diminuição na quantidade e a manutenção do preço teve como consequência um aumento de 11,13% no preço/kg  do sabonete em barra.   

Conclusão

Fique atento ao fenômeno da reduflação pois ele é silencioso e sutil. Quando o preço de um produto se mantém mas a sua quantidade diminui, inevitavelmente estaremos pagando um preço maior por quilograma ou litro deste produto. Portanto, a perda do nosso poder de compra não ocorre somente quando há um aumento sistemático nos preços dos produtos, mas também por meio da reduflação.  

Se você já se deparou com a diminuição na quantidade e/ou qualidade de um produto sem que o preço fosse reduzido, compartilhe conosco a sua experiência através dos comentários. 

Referências

g1.globo.com/economia/noticia/2023/09/26/reduflacao-por-que-produtos-menores-com-precos-iguais-vieram-para-ficar.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 16 =