A Matemática Por Trás da Reduflação
A reduflação (shrinkflation) é o fenômeno no qual o preço de um produto se mantém inalterado, embora a sua quantidade e/ou qualidade tenha diminuido. Embora os consumidores tenham clareza da perda do poder de compra, evidenciado pela redução na quantidade e/ou qualidade do produto apesar da manutenção do preço, consideramos pertinente aprofundarmos a discussão por meio de alguns exemplos práticos. Portanto, neste texto vamos explorar algumas das situações apresentadas no post Reduflação – O Fenômeno Econômico que Afeta Seu Bolso. Ou seja, pretendemos elucidar a matemática por trás da reduflação através de exemplos do cotidiano.
Exemplo 1: Café em pó
Suponhamos que uma embalagem de 500 g de café em pó custava R$ 15,00. Após a reduflação, a embalagem foi reduzida para 450 g, porém, o preço se manteve em R$ 15,00. Através da matemática, podemos evidenciar que o preço/kg do café em pó aumentou aproximadamente 11,11%. De fato, pois:
Preço/kg (antigo) = R$ 30,00
Preço/kg (atual) = R$ 33,33
Aumento no preço/kg (em reais) = R$ 33,33 – R$ 30,00 = R$ 3,33
Aumento no preço/kg (em porcentagem) = R$ 3,33/R$ 30,00 = 11,11%
Portanto, através da reduflação, o café em pó teve um aumento de 11,11% no preço/kg.
Exemplo 2: Barra de chocolate ao leite
Vejamos agora o exemplo da barra de chocolate ao leite. Suponhamos que uma barra de 200 g era vendida por R$ 8,50. No entanto, após o shrinkflation, os mesmos R$ 8,50 eram capazes de adquirir uma barra com apenas 180 g. Apesar de sutil, esta ligeira redução de 20 g na quantidade implicou em um aumento de aproximadamente 11,11% no preço/kg na barra de chocolate ao leite. Os cálculos são os seguintes:
Preço/kg (antigo) = R$ 42,50
Preço/kg (atual) = R$ 47,22
Aumento no preço/kg (em reais) = R$ 47,22 – R$ 42,50 = R$ 4,72
Aumento no preço/kg (em porcentagem) = R$ 4,72/R$ 42,50 = 11,11%
Assim, de uma maneira bastante sutil, verificamos que a barra de chocolate ao leite teve um aumento de 11,11% no preço/kg.
Exemplo 3: Sabonete em barra
Para finalizarmos a discussão, apresentamos o exemplo do sabonete em barra. Suponhamos que um pacote com 4 unidades de 100 g era vendido por R$ 6,00. Porém, através do fenômeno da reduflação, o pacote agora contém 4 unidades de 90 g, no entanto, o preço por pacote continua sendo R$ 6,00. Por meio do cálculo de porcentagem, concluímos que o preço/kg do sabonete em barra aumentou aproximadamente 11,13%. A matemática da reduflação é a seguinte:
Preço/kg (antigo) = R$ 15,00
Preço/kg (atual) = R$ 16,67
Aumento no preço/kg (em reais) = R$ 16,67 – R$ 15,00 = R$ 1,67
Aumento no preço/kg (em porcentagem) = R$ 1,67/R$ 15,00 = 11,13%
Ou seja, a diminuição na quantidade e a manutenção do preço teve como consequência um aumento de 11,13% no preço/kg do sabonete em barra.
Conclusão
Fique atento ao fenômeno da reduflação pois ele é silencioso e sutil. Quando o preço de um produto se mantém mas a sua quantidade diminui, inevitavelmente estaremos pagando um preço maior por quilograma ou litro deste produto. Portanto, a perda do nosso poder de compra não ocorre somente quando há um aumento sistemático nos preços dos produtos, mas também por meio da reduflação.
Se você já se deparou com a diminuição na quantidade e/ou qualidade de um produto sem que o preço fosse reduzido, compartilhe conosco a sua experiência através dos comentários.