A incerteza nas decisões de investimento
A incerteza é inerente às decisões de investimento. Ou seja, ao investir estamos aceitando um determinado nível de incerteza. Embora seja algo extremamente desconfortável para a maioria das pessoas, acredito que os investidores focados no recebimento de dividendos conseguem tirar um melhor proveito da incerteza ainda que não estejam imunes à ela. Se você tem dificuldades para lidar com a incerteza nas suas decisões de investimento, saiba que não está sozinho. Confira o nosso texto e veja algumas das nossas considerações sobre o tema.
Boa leitura.
Incerteza e investimentos
Na minha opinião, toda decisão de investimento carrega consigo um certo nível de incerteza. Por mais que estejamos convictos a respeito das nossas decisões de investimento, é certo que o futuro é incerto. Portanto, aquilo que supomos ser uma boa decisão para o momento deverá ser colocada à prova e resistir ao teste do tempo. Note que, até mesmo um investidor que aplica todo o seu capital na caderneta de poupança está sujeito à incerteza.
Com efeito, a inflação para os próximos 10, 20 ou 30 anos é incerta. Portanto, o rendimento real da poupança é incerto. Se a inflação for superior à poupança, então, o poder de compra do investidor diminuirá. Por outro lado, se a inflação for inferior à poupança, então, o poder de compra do investidor aumentará. Seja na renda fixa ou na renda variável, a incerteza é inevitável. Se não pode contra ela, junte-se à ela.

A importância da estratégia de investimentos
Eu interpreto que, o modo como lidamos com a incerteza nas nossas decisões de investimento está diretamente relacionado à nossa estratégia de investimentos ou à falta dela. Por exemplo, se você decide comprar ações e não possui uma estratégia de investimentos bem definida, então, suponho que a incerteza lhe causará um desconforto muito maior se comparado a um investidor que possui um plano de investimentos bem estruturado.
Quando o investidor possui uma estratégia de investimentos bem definida, ele possui uma maior convicção nas suas decisões de investimento e está ciente que a incerteza faz parte desse processo e que ela pode contribuir na construção de patrimônio. Por exemplo, quando o mercado está demasiadamente desconfortável com a falta de previsibilidade sobre os rumos da economia, é comum observarmos os investidores liquidando as suas ações. Assim, os preços dos ativos ficam depreciados e surgem valiosas oportunidades. Portanto, a incerteza pode ser uma grande aliada do investidor focado no recebimento de dividendos.
Bons investimentos.