A importância da leitura para o investidor

A leitura e a interpretação de texto é uma das habilidades fundamentais para conduzirmos boas decisões de investimento. De fato, relatórios trimestrais, comunicados ao mercado, notícias sobre economia, dentre outros textos fazem parte do cotidiano do mercado financeiro. Portanto, não basta apenas ver ou escutar, é preciso ler. Confira o nosso texto e veja três argumentos que reforçam a importância da leitura para o investidor. Na minha opinião, um leitor preguiçoso dificilmente será um investidor de sucesso. 

Boa leitura.

1) O segredo de um bom (ou mau) negócio mora nos detalhes

Um primeiro aspecto relevante sobre a importância da leitura para o investidor é que o segredo de um bom (ou mau) negócio mora nos detalhes. Por exemplo, se você possui ações da Vale (VALE3) e não estuda os relatórios trimestrais da companhia, dificilmente enxergará os diferenciais competitivos da companhia. 

Além disso, o preço de uma ação pode estar muito aquém dos fundamentos de uma empresa, seja para mais ou para menos. Portanto, a leitura atenta e cuidadosa dos resultados trimestrais é fundamental para evidenciar distorções de preço e a saúde financeira da companhia.   

Ler é fundamental para realizar bons investimentos e identificar péssimos investimentos.

2) O vocabulário do mercado financeiro

Se você pretende ser um investidor de sucesso, então, será necessário aprender o vocabulário do mercado financeiro. Isso só será desenvolvido a partir da leitura e da interpretação de textos que lidam com o tema. De fato, a partir da leitura você será capaz de assimilar palavras novas, identificar sinônimos, estabelecer analogias e construir exemplos. 

A adoção de termos técnicos é fundamental para conferir precisão à linguagem, atribuir significados e facilitar a comunicação entre as pessoas que atuam na mesma área. Por exemplo, a linguagem médica e a linguagem jurídica. Portanto, você precisa se adaptar a linguagem do mercado financeiro. Comece a ler notícias sobre o tema e gradualmente verificará uma melhora no seu vocabulário.         

3) O YouTube não faz milagres 

Nós vivemos na era do YouTube. Nesta era “revolucionária” da educação, muitas pessoas acreditam que assistir vídeos é a solução da aprendizagem. Mera ilusão. Com base na minha experiência como professor de matemática, eu estou convicto que nada substitui a leitura, assim como a experiência de assistir um filme sobre uma obra literária não substitui a leitura do próprio livro. Mudou a mídia, mudou a informação. 

Embora o YouTube tenha o seu valor pedagógico (se utilizado de forma crítica), acreditamos que o rigor e o formalismo da palavra escrita são insubstituíveis. Portanto, o investidor que acredita ser possível tomar boas decisões de investimentos apenas assistindo vídeos no YouTube coloca-se na mesma posição do aluno que acredita ser possível ter um bom desempenho na escola apenas assistindo vídeos sobre os resumos dos conteúdos. Porém, o aprendizado não é tão simples assim. Não sejamos ingênuos.  

Bons investimentos.

Confira algumas dicas de leitura no post: “Livros sobre investimentos: do básico ao avançado“.

Referências

b3.com.br/pt_br/institucional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 8 =